05 setembro 2012

Primeiro contato "O Aluno Autista"

Bem, gostaria de compartilhar minha experiência com vocês, leitores deste humilde blog. Comecei a trabalhar em uma escola particular, que atende crianças com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem. Enfim, antes de tomar posse da sala, me preocupei em dar uma estudada, nas deficiências em si, e me intriguei com as características do Autismo. Observe o que eu li:
Sinais de autismo:
-DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO COM OUTRAS CRIANÇAS
-RISO INAPROPRIADO
-POUCO OU NENHUM CONTATO VISUAL
-APARENTE INSENSIBILIDADE À DOR
-PREFERÊNCIA PELA SOLIDÃO; MODOS ARREDIOS
-ROTAÇÃO DE OBJETOS
-INAPROPRIADA FIXAÇÃO EM OBJETOS
-PERCEPTÍVEL HIPERATIVIDADE OU EXTREMA INATIVIDADE
-AUSÊNCIA DE RESPOSTA AOS MÉTODOS NORMAIS DE ENSINO
-INSISTÊNCIA EM REPETIÇÃO; RESISTÊNCIA À MUDANÇA DE ROTINA
-ECOLALIA
-DIFICULDADE EM EXPRESSAR NECESSIDADES; USA GESTICULAR E APONTAR NO LUGAR DE PALAVRAS
-ACESSOS DE RAIVA - DEMONSTRA EXTREMA AFLIÇÃO SEM RAZÃO APARENTE
Assustador não?

Pois bem, o fato é que peguei uma sala de 7 alunos (acredite, são muitos), em que quatro são autistas, dois tem paralisia cerebral e um é hiperativo. Nossas, incrível como essas características se dissiparam na hora que vi aquelas crianças! O problema é o bicho-de-sete-cabeças que essas descrições passam! Cada um com sua característica própria, com seu jeito próprio, e própria personalidade. Não adianta a gente ficar na internet, estudando deficiências, se não formos lá, ver como é, pois na hora que eu estou lá, trabalhando com eles, eu nem lembro que são autistas, para mim, são crianças normais, com suas individualidades (sim, eles tem contato visual, e respondem perguntas). Me surpreendem a cada dia! com seus conhecimentos de mundo, são alfabetizados, sabem matemática, conseguem aprender inglês, tem habilidades artísticas, entre outros.
É claro que nem tudo são flores, volto para casa cheia de hematomas, mas é isso ai, alguém me falou: -Nossa, eu já tinha abandonado essas crianças faz tempo! Imagina se todos pensassem assim? Quem iria educa-los? Quem iria conviver com eles? Eu amo o que estou fazendo, e meu objetivo e continuar nessa área, por que ser professor de criança "normal" é muito fácil, eu quero ver mesmo é quem tem didática para educar alguém com dificuldade de aprendizagem. Essa é minha missão, esse é meu chamado, e eu não vou abandonar!

Obs: E a respeito da imagem, EU AMO QUATRO! =D

4 comentários:

  1. Interessante, eu sempre imaginei os autistas bem desse jeito que vc citou que leu.. engraçado como as pessoas são rotuladas, neah? Espero conhecer, me interessei!
    AHHH muito lindo esse amor que vc tem pelo que faz... continue com essa garra! Que Deus continue sempre te dando oportunidades nessa área e dando forças! Beijãooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! rotuladas, você usou a palavra certa! Infelizmente a sociedade é assim: todo velho é arrogante, todo caipira é ignorante, enfim... é a sociedade que vivemos.

      Excluir
  2. LINDOO VI CONTINUI ASSIM FLOR TO TORÇENDOO POR VC ASSIM VC PODE DEMOSTRA PARA TOS PARA COM rotuladas.

    ResponderExcluir
  3. MUITOO LINDO O SEU BLOG ASSIM ESSAS PESSOAS PODE SABER QUE UMA PESSOA ALTISMO TAMBEM E FELIZ AS VESES MAS FELIZ QUE NOS AINDA NE VIVIANE , MUITO LINDOO VC ESTA DE PARABENS BEIJOOOS SUADAE

    ResponderExcluir

O que você achou dessa postagem?
Comente!