01 abril 2013

Dia da Conscientização do Autismo - Autismo e Inclusão


Dia da Conscientização do Autismo - Autismo e Inclusão

Dia 02 de abril é comemorado o Dia da Conscientização do Autismo (se você não sabe do que se trata, cliqueaqui). Ainda como um mistério para ciência, legalmente no Brasil, esse distúrbio nunca foi considerado uma deficiência. Essa situação mudou quando a Presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de2012, em que prevê que pessoas portadoras do Transtorno de Espectro Autista, tenham garantia em lei dos mesmos benefícios de pessoas portadoras das demais deficiências. A medida vale para serviços de saúde, educação, nutrição, moradia, trabalho, previdência e assistência social. Devem se beneficiar não só os pacientes com diagnóstico fechado, mas também aqueles casos em que há suspeita.
Com isso, baseadas nas leis de inclusão, várias mães passaram a procurar escolas regulares para matricular seus filhos. Logo nós professores estamos propensos a receber um aluno autista em nossa sala a qualquer momento. Será que estamos preparados?
Segue algumas dicas, para ajudar a você, professor, acolher esses pequeninos, que nada fazem, além de ver o mundo de uma forma diferente.


·                     Conheça as características principais, sabendo que no geral, cada autista possui características diferentes;
·                     Participação da família no planejamento da rotina e no plano de trabalho desenvolvido pelo professor;
·                     Construa regras da sala e deixe visíveis em algum lugar estratégico da sala;
·                     Sala de aula organizada, materiais guardados nos seus devidos lugares;
·                     A rotina de sala e escola mantida o máximo possível;
·                     Tenha uma rotina diária disposta em local visível;
·                     Prepare seu aluno quando mudar a rotina;
·                     A sala de aula deve manter a mesma distribuição todos os dias;
·                     Respeitar alguns momentos de isolação do aluno;
·                     Peça que ele olhe nos olhos, não se esquecendo de abaixar e ficar na altura dele;
·                     Coloque-os mais próximo de você;
·                     Cuidado com a alimentação;
·                     Utilize recursos visuais, coloridos, que chamem a atenção;
·                     Prepare-se para imprevistos, como crises de choro sem motivo aparente;
·                     Ele pode ser insistente;
·                     Observar se ele está “presente” no momento da atividade;
·                     São bastante apegados ao passado
·                     Seja objetivo em suas falas, por exemplo, se precisar o advertir, faça isso apenas dizendo NÃO, evite metáforas e expressões de linguagem;
·                     Caso se apegue á algum objeto, respeite-o e não tente tomar;
·                     Compreenda que coisa sem importância para nós, pode ter importância sem tamanho para nosso aluninho.
·                     ACIMA DE TUDO, AME MUITO O SEU ALUNO, você faz parte de um tratamento para a melhora do desenvolvimento do aluno, e qualquer tratamento consegue melhores resultados quando são feitos com afeto, carinho e dedicação.

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