Dia 02 de abril é comemorado
o Dia da Conscientização do Autismo (se você não sabe do que se trata, cliqueaqui). Ainda como um mistério para ciência, legalmente no Brasil, esse
distúrbio nunca foi considerado uma deficiência. Essa situação mudou quando a
Presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de2012, em que prevê que pessoas portadoras do Transtorno de Espectro Autista, tenham
garantia em lei dos mesmos benefícios de pessoas portadoras das demais deficiências. A
medida vale para serviços de saúde, educação, nutrição, moradia, trabalho,
previdência e assistência social. Devem se beneficiar não só os pacientes com
diagnóstico fechado, mas também aqueles casos em que há suspeita.
Com isso, baseadas nas leis
de inclusão, várias mães passaram a procurar escolas regulares para matricular
seus filhos. Logo nós professores estamos propensos a receber um aluno autista
em nossa sala a qualquer momento. Será que estamos preparados?
Segue algumas dicas, para
ajudar a você, professor, acolher esses pequeninos, que nada fazem, além de ver
o mundo de uma forma diferente.
·
Conheça as
características principais, sabendo que no geral, cada autista possui características
diferentes;
·
Participação da
família no planejamento da rotina e no plano de trabalho desenvolvido pelo
professor;
·
Construa regras da
sala e deixe visíveis em algum lugar estratégico da sala;
·
Sala de aula
organizada, materiais guardados nos seus devidos lugares;
·
A rotina de sala
e escola mantida o máximo possível;
·
Tenha uma rotina
diária disposta em local visível;
·
Prepare seu
aluno quando mudar a rotina;
·
A sala de aula deve
manter a mesma distribuição todos os dias;
·
Respeitar alguns
momentos de isolação do aluno;
·
Peça que ele
olhe nos olhos, não se esquecendo de abaixar e ficar na altura dele;
·
Coloque-os mais
próximo de você;
·
Cuidado com a
alimentação;
·
Utilize recursos
visuais, coloridos, que chamem a atenção;
·
Prepare-se para
imprevistos, como crises de choro sem motivo aparente;
·
Ele pode ser
insistente;
·
Observar se ele
está “presente” no momento da atividade;
·
São bastante
apegados ao passado
·
Seja objetivo em
suas falas, por exemplo, se precisar o advertir, faça isso apenas dizendo NÃO, evite metáforas e expressões de linguagem;
·
Caso se apegue á
algum objeto, respeite-o e não tente tomar;
·
Compreenda que coisa
sem importância para nós, pode ter importância sem tamanho para nosso aluninho.
·
ACIMA DE TUDO, AME
MUITO O SEU ALUNO, você faz parte de um tratamento para a melhora do
desenvolvimento do aluno, e qualquer tratamento consegue melhores resultados
quando são feitos com afeto, carinho e dedicação.
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